A Vingança é um quadro do pintor René Magritte pintado em 1936. Feito durante os anos em que o movimento surrealista estava em auge de reconhecimento e sucesso na Europa, A Vingança é representativa do estilo de Magritte e pertence a toda uma série de obras que trazem o tema da imagem dentro da imagem. O quadro foi originalmente encomendado pelo famoso mecenas James Edward.
No ano em que A Vingança foi pintado, René Magritte já estava envolvido profundamente nas atividades e exposições do grupo surrealista. Dessa forma, o pintor se via longe de sua casa e de sua esposa (e musa) Georgette Magritte por longas semanas. A Vingança foi pintada especialmente para ser exibida no evento do Palais des Beaux-Arts em Bruxelas em abril de 1936.
No verão daquele mesmo ano, Magritte viajaria à Londres, para expor na International Exhibition of Surrealist Art da New Burlington Galleries. O ritmo de trabalho continuou o mesmo no ano seguinte, quando René Magritte foi convidado pelo colecionador e mecenas James Edward a passar uma temporada em sua casa enquanto pintava as pinturas que o inglês lhe havia encomendado. James Edward se tornaria, anos depois, um grande amigo de Leonora Carrington e um de seus maiores colecionadores.

Após ser exibida em Bruxelas, A Vingança passou a fazer parte da coleção do poeta e amigo de René Magritte, Paul Colinet. A relação entre ambos era próxima a ponto de Colinet colaborar com o trabalho do pintor, tendo sido responsáveis por muitos alguns dos títulos dos quadros que Magritte fez na época.
Em carta enviada pelo pintor ao amigo, da Inglaterra, durante o período em que o pintor belga passou longe de casa, ele escreveu para o amigo: “Eu quero que você faça, o que for possível, o que você puder para fazer minha ausência menos angustiante para minha esposa.”1 Georgette Magrite e Colinet acabariam por se envolver romanticamente. Apesar disso, e de um curto período de inimizade entre o poeta e o artista, ambos se mantiveram próximos. O casamento dos Magritte também se manteve, até a morte do pintor em 1967.
A Vingança e o estilo de René Magritte
A Vingança é um quadro em uma longa série de obras nas quais René Magritte explora questões ligadas à visão, o engano, a metalinguagem e a função da pintura. Aqui, o observador é instigado pela presença de um quadro dentro de outro quadro. Simultaneamente, o quadro (dentro do quadro) faz as vezes de janela. As nuvens, se estendendo para fora da pintura, reforçam o duplo sentido da obra, complicando a relação quadro/janela. As várias pinturas intituladas A Condição Humana, que começaram a ser executadas no início da década de 1930 e continuaram a aparecer até os anos 1940, guardam grande similaridade com A Vingança.
A Vingança foi leiloado em 2021 pela casa Christie ‘s por mais de 14 milhões de euros.
Artigos Relacionados
Referências
- Nota sobre A Vingança no site da Christie’s ↩︎