As obras de Remedios Varo se encontram em sua maioria no Museu de Arte Moderna do México. Quando a pintora faleceu, de forma repentina, em 1963, seu então companheiro Walter Gruen se tornou o principal responsável por sua obra e arquivo. Anos mais tarde, em 2002, ele e sua ultima esposa, Anna Alexandra Varsovianno, doaram cerca de 38 pinturas de Remedios Varo ao museu, em memória da filha do casal, Isabel Gruen Varsoviano.
Além dos quadros, Walter Gruen passou para o museu escritos e objetos de Varo. Ele também se tornou herdeiro de Eva Sulzer, companheira de Wolfang Paalen e Alice Rahon, que nutriu grande amizade além de ter sido mecenas de Remedios. Sulzer deixou para Gruen um quadro que Remedios Varo lhe havia dado de presente. A pintura também pertence ao MAM atualmente. 1 O sucesso que a pintora fez ainda em vida está na origem do fato de muitas obras de Remedios Varo estarem hoje no acervo de instituições do mundo todo.
Ao longo de sua carreira, Remedios Varo produziu cerca de 200 obras de arte, em sua maioria pinturas. Há ainda alguns desenhos e esboços, bem como suas duas principais produções em três dimensões: Ícone e Homo Rodans, escultura feita com ossos de animais. Em 1955, por ocasião de uma exposição em conjunto com outras 3 artistas (entre elas sua amiga Leonora Carrington), Remedios Varo se tornou uma celebridade no mundo da arte do México. Publico e critica elogiaram o trabalho da artista.
Era o início da chamada década prodigiosa, período de um pouco menos de 10 anos em que Remedios Varo amadureceu seu estilo e produziu a maior parte de seus quadros.
Como consequência do sucesso, Remedios Varo vendeu um grande número de suas obras. Compradores ávidos chegaram a fechar negócios com a artista envolvendo quadros que não tinham sido nem mesmo iniciados. Eis a origem de grande parte das obras de Remedios Varo que se encontraram em leilões de casas como Sotheby’s e Christie’s nos últimos anos. Mas é uma instituição, o Museu de Arte Moderna Mexicana que detém o maior acervo da artista.

Onde ver as obras de Remedios Varo?
Se você deseja ver obras de Remedios Varo o principal destino é, como falamos o Museu de Arte Moderna do México. O site do MAM, no entanto, não disponibiliza online as fichas de tais obras, de modo que não conseguimos, até o momento, completar os dados da maior parte das obras constante da lista.
Outros museus ao redor do mundo possuem obras de Remedios Varo Um deles é o Museu de Arte de Buenos Aires, com uma obra, e o Museu Reina Sofia, com ao menos três. Nos últimos anos, tem havido um grande interesse pela artista e seus quadros compõem o acervo de do Art Institute de Chicago, da National Gallery of Art e do MoMA de Nova Iorque, da National Galleries da Escócias2, entre outros.
A produção acadêmica sobre a vida e as obras de Remedios Varo é crescente. Compilamos nesse site uma lista bibliográfica de estudos, teses e dissertações sobre a artista espanhola que você pode acessar aqui. Foi com base nessa lista que fizemos a análise de uma serie de quadros de Remedios Varo – contexto de produção, possíveis significados, localização atual, etc.
Ano | Título traduzido | Título original | Meio | Localização |
1935 | O Desejo | Le Desir | – | – |
1935 | Olhos sobre a mesa | Ojos sobre la Mesa | Guache sobre papel, 12.6 x 20.2 cm. | Coleção particular. Leiloado pela Sotheby’s |
1938 | A Fome | La Faim | Desenho sobre papel, 32.5 x 45.7 cm | Museo Reina Sofia |
1938 | Títeres vegetais | Parafina, óleo e triplay, 90 x 80 cm | Coleção particular. | |
1938 | Recordação da Valquíria | Recuerdo de la Walkyria | Guache sobre papel afixado sobre a tela, 37.5 x 31.3 cm | Coleção particular, leiloado pela Sotheby’s. |
1938 | A Alma das Montanhas | Óleo sobre triplay, 90 x 80 cm | Coleção particular | |
1941 | O Ultimo Romântico Foi Ferrado Pelo General Pétain | Le Dernier Romantique a été enculé par le Marechal Pétain | Papel/Mista | – |
1942 | Festival de Mosquitos | Festival de Mosquitos | Cera e óleo sobre cartón, 20.5 x 24 cm | Coleção particular |
1942 | Hibernação | Hibernación | 20 x 27 cm | Coleção Dr. Raoul Fournier e Carita de Fournier Amour |
1942 | Gruta Mágica I | Gruta Magica I | ||
1942 | Gruta Mágica II | Gruta Mágica II | Tinta e guache sobre papel, 14.6 x 25.1 cm | Coleção particular. Leiloado pela Sotheby’s. |
1942 | Gruta Mágica III | Gruta Mágica III | – | – |
1942 | Gruta Mágica IV | Gruta Mágica IV | – | – |
1943 | A Raposa e a Lei | El Zoro y la Ley | – | – |
1943 | Transmissão Ciclista com Cristais | Transmisión Ciclista con Cristales | – | – |
1943 | Retrato de Esteban Frances | Retrato de Esteban Frances | – | – |
1943 | Pássaro Humano | Pássaro Humano | – | – |
1943 | Paisagem Torre Centauro | Paisaje Torre Centauro | Mista sobre cartolina, 41 x 48 cm | Coleção particular |
1943 | Gato Homem | Gato Hombre | – | – |
1943 | Os Escorpiões | Los Alacranes | – | – |
1943/44 | Primavera | Primavera | Guache e grafite sobre papel, 24.8 by 25.7 cm | Coleção particular. Leiloado pela Sotheby’s |
1943/44 | Verão | Verano | Guache e grafite sobre papel, 24.5 x 26.7 cm | Leiloado pela Sotheby’s |
1943/44 | Inverno | Invierno | Guache sobre papel, 23.9 x 26.7 cm | Leiloado pela Sotheby’s. |
1943/44 | Outono | Otoño | 24.8 x 26.7 cm, guache e grafite sobre papel. | Coleção particular. Leiloado pela Sotheby’s. |
1944 | Perfil de Mulher com Chapéu Art Nouveau | Perfil de Mujer con Sombrero Art Nouveau | Tinta sobre papel, 22.2 x 19.4 cm | Leiloado pela Christie’s |
1944 | Equilibristas (A Equilibrista) | Funambulistas (La Funambulista) | Tempera sobre placa, 37.8 x 26.5 cm | Coleção particular. Leiloado pela Sotheby’s |
1944 | Rodas Metafísicas (Bicicletas no Café) | Ruedas Metafisicas (Bicicletas en Café) | – | – |
1945 | Ícone | Icono | – | Museu de Arte de Buenos Aires, Argentina |
1945 | Vida Estranha | Vida Extraña | – | – |
1945 | Personagem Pássaro | Personaje Pájaro | – | – |
1945 | Personagem Felino | Personage Felino | – | – |
1945 | Ao meu amigo Agustín Lazo | A mi amigo Agustín Lazo | Guache sobre papel, 34.3 x 19.7 cm | Coleção particular. Leiloado pela Sotheby’s. |
1947 | A Torre | La Torre | – | – |
1947 | A Batalha | La Batalla | Guache sobre placa, 38.1 x 28 cm | Coleção particular. Leiloado pela Sotheby’s. |
1947 | Rosto com Cabeleira de Liquens | Cara con Cabellera de Liquen | Caneta e aquarela sobre papel, 42,5 x 27,2 cm | Leiloado pela Sotheby’s |
1947 | Os Reis Magos | Los Reys Magos | – | – |
1947 | Vigor | – | – | |
1947 | Insônia I | Insomnio I | Guache sobre papel, 28 x 22 cm. | Leiloado pela Christie’s. |
1947 | Insonia II | Insomnio II | – | – |
1947 | Laboratório | Laboratorio | – | – |
1947 | O Homem com a Foice (morte no mercado) | El Hombre de la Guadaña (muerte en el mercado) | Guache sobre papel, 24.8 x 19.7 cm | Leiloado pela Sotheby’s |
1947 | Cigana e Arlequim | Gitana y Arlequin | – | – |
1947 | Malária | Paludismo | Guache sobre papel, 25.8 x 21.3 cm | Leiloado pela Sotheby’s |
1947 | Angustia | Angustia | ||
1947 | Febre Tifóide | Tofiral | Guache sobre papel, 24.5 x 32 cm | Leiloado pela Sotheby’s. |
1947 | Amebíase | Ambiasis | – | – |
1947/1948 | Inverno ou (melhor) Vitaminas | Invierno o (mejor) Vitaminas | – | – |
1947/1948 | Mulher de Vermelho | Mujer en Rojo | – | – |
1948 | Jean Nicolle | Jean Nicolle | – | – |
1948 | A Torre | La Torre | – | – |
1947/48 | Velhice | Vejez | Guache e cartolina, 33 x 24.5 cm | Coleção particular |
1948 | Alegoria de Inverno | Alegoría de Invierno | Guache sobre papel, 44 x 44 cm | Museo Reina Sofia |
1948 | Frio | Frio | – | – |
1948 | Mudança de Tempo | Cambio de Tempo | Guache sobre cartolina, 28 x 21 cm | Coleção particular |
1948 | Dor | Dolor | Guache sobre cartolina, 25 x 20 cm | Coleção particular |
1948 | Dor Reumática I | Dolor Reumático I | – | – |
1949 | Piloto Explorador, (Retrato de Jean Nicolle) | El Piloto Explorador, | Grafite em papel buffer, 28 x 21.6 | Leiloado pela Christie’s. |
1949 | Pontos e Traços | Puntos y Rayas | – | – |
1949 | Dois Personagens | Dos Personajes | – | – |
1949 | Distorção Cristalina | Distorcion Cristalina | – | – |
1950 | Mulher sentada | Mujer sedente | Mista e papel, 28 x 25 cm | Coleção particular |
1950 | Esboço para Biombo | Boceto para Biombo | – | – |
1950 | Dama Felina | Dama felina | – | – |
1950 | Vale da Lua | Valle de la Luna | – | – |
1950 | Mulher e Pássaro | Woman and Bird | Mídia mista com folha de ouro sobre vidro, 40 x 17.2 cm | Leiloado pela Christie’s. |
1950 | Retrato da senhora Ángeles Gaos Camacho | Retrato de La Señora Ángeles Gaos Camacho | – | – |
1951 | Autorretrato | Autorretrato | – | – |
1951 | Jardim do Amor | Jardin d’Amour | – | – |
1951 | Correspondências | Correspondances | – | – |
1951 | Personagens Libélulas | Personajes Libélulas | – | – |
1952 | Mulher ou O Espírito da Noite | Mujer o El Espíritu de la Noche | – | – |
1952 | Mulher de pé | – | Guache e cartolina, 43 x 22 cm | Coleção particular |
1952 | Retrato do Barão Angelo Milfastos quando Menino | Retrato del Barón Angelo Milfastos de Niño | – | – |
1953 | Premonição | Premonición | – | – |
1954 | Tecido espaço-tempo | Tejido espacio-tiempo | Óleo sobre masonite, 66 x 54 cm | National Museum of Women in the Arts |
1955 | Trasmundo | – | – | – |
1955 | Criação com Raios Astrais | Creación con Rayos Astrales | Óleo e tempera sobre masonite, 67.3 x 43 cm | Leiloado pela Christie’s |
1955 | Ruptura | Ruptura | Óleo sobre masonite, 95,25 x 59,69 cm | Museu de Arte Moderna Mexicano. Passou pela Galeria Wendi Norris |
1955 | Ciencia inútil ou O Alquimista | Ciencia inútil, o El alquimista. | – | Museu de Arte Moderna do México. Passou pelo Art Institute of Chicago. |
1956 | A Caçadora de Estrelas (A Lua Aprisionada) | Cazadora de Astros ( La Luna Aprisionada) | Guache, tinta e lápis sobre papel, 50 x 36 cm | Museu de Arte Moderna Mexicano. Passou pela Galeria Wendi Norris |
1956 | Retrato das crianças Andrea e Lorenzo Villaseñor | Retrato de los niños Andrea y Lorenzo Villaseñor | Óleo sobre masonite, 77 x 95 cm | Coleção particular. Leiloado pela Sotheby’s. |
1956 | Vôo Mágico | – | Óleo e madre perola sobre masonite, 85.7 x 105 cm | – |
1956 | A tecedora vermelha | La tejedora roja | Óleo sobre papel, 44.5 x 29.2 cm | Coleção particular. Leiloado pela Christie’s. |
1956 | A tecedora de Verona | La Tejedora de Verona | guache, carval e lapis sobre papel, 52 x 41 cm | Leiloado pela Christie’s |
1956 | Au bonheur des dames ( au bonheur des citoyens) | Au bonheur des dames ( au bonheur des citoyens) | Óleo sobre masonite, 88.8 x 60.3 cm | Leiloado pela Sotheby’s |
1956 | Os fios do Destino | Los hilos del destino | Óleo sobre masonite, 60 x 35.2 cm | Coleção particular. Leiloado pela Sotheby’s |
1956 | O malabarista (ou o prestigiador) | El malabarista o El juglar | Óleo e incrustação de madre pérola sobre prancha, 91 x 122 cm | MoMA |
1956 | As Folhas Mortas (As Horas Mortas, O Fio) | Les Feuilles mortes (Les heures mortes, El hilo) | Óleo sobre tábua, 70 x 60.3 cm | Coleção particular. Leiloado pela Sotheby’s |
1956 | Descoberta | Hallazgo | – | Coleção particular. Passou pelo Art Institute de Chicago |
1956 | Harmonia | Armonía | Óleo sobre masonite, 75 x 92.7 | Coleção particular. Leiloado pela Sotheby’s |
1956 | Três Destinos | Tres Destinos | Óleo sobre masonite, 90 x 108 cm | Leiloado pela casa Christie’s. |
1957 | Catedral Vegetal | Óleo sobre tela, 74 x 45 cm | – | |
1957 | O Outro Relógio | El otro reloj | Tinta e guache sobre cartolina de gramatura média, 38,6 x 23 cm | Museu de Arte Moderna Mexicano. Passou pela Galeria Wendi Norris |
1957 | Caminhos tortuosos | Caminos tortuosos | Guache sobre papel, 47 x 27.5 cm | Coleção particular. Leiloado pela Sotheby’s |
1957 | Visita ao passado | Visita al Passado | Grafite e pigmento sobre papel, 59 x 55 cm | Leiloado pela Christie’s |
1957 | Retrato do doutor Ignacio Chávez | Retrato del doctor Ignacio Chávez | Óleo sobre masonite, 93 x 61 cm | Leiloado pela Christie’s |
1957 | Alfaiate para senhoras | Tailleur pour dames | Óleo sobre placa, 68 × 106 cm | Acervo do Museum of Fine Arts Boston. |
1957 | Criação das Aves | – | – | Acervo do Museu de Arte Mexicano. Exposto na Galeria Wendi Norris |
1957 | Bruxa indo ao Sábado | Bruja que va ao Saba | Mídia mista sobre papel, 21.7 x 12.7 cm | Coleção de Enrique e Gabriella Portilla. Exposto na Galeri Wendi Norris |
1958 | O Mundo | El Mundo | – | – |
1958 | O Rico | El Rico | – | – |
1958 | A Discrição | La Discrécion | – | – |
1958 | O Pobre | El Pobre | Guache sobre papel, 19.5 x 16.5 cm | Leiloado pela Sotheby’s. |
1958 | A Beleza | La Hermosura | – | – |
1958 | O Lavrador | El Labrador | Guache sobre papel, 17.5 x 16.5 cm | Leiloado pela Sotheby’s |
1958 | O Rei | El Rey | – | – |
1958 | Os Muros | Les Murés | – | – |
1958 | Visita Inesperada | Visita Inesperada | – | – |
1958 | Personagem | |||
1958 | Papinha Estelar | Papilla Estelar | Óleo sobre tela, 91 x 61 cm | Exposto na Galeria Wendi Norris |
1958 | A Despedida | La Despedida | – | – |
1958 | Seja Breve | Sea Usted Breve | – | – |
1958 | Animais | Animales | – | – |
1959 | Animal Fantástico | Animal Fantástico | Tinta, guache e tinta acrílica sobre papel de gramatura média, 29 x 22.2 cm | Exposto na Galeria Wendi Norris |
1959 | Pterodátilo | Pterodactilo | – | – |
1959 | Cabeça de Homo Rodans | Cabeza de Homo Rodans | – | – |
1959 | Homo Rodans (desenho) | Homo Rodans | – | – |
1959 | Homo Rodans (escultura) | Homo Rodans | – | – |
1959 | Encontro (A Cidade) | Encuentro (La cita) | – | – |
1959 | Meu generalzinho | Mi Generalito (Le marquis de la contre-coupe) | Óleo sobre masonite, 56.5 x 40 cm | Leiloado pela Christie’s. |
1959 | Presença Inquietante | Presencia Inquietante | – | – |
1959 | Personagem Alado | Personaje Alado | – | – |
1959 | Torre de Marfim | – | Mista sobre cartulina, 19 x 29 cm | Coleção de Mercedes Villaseñor del Pozo |
1959 | O visitante | – | Óleo sobre masonite, 41 x 22 cm | Coleção particular |
1959 | Coincidência | Concidencia | – | – |
1959 | Ritos Estranhos | Ritos Extraños | – | – |
1959 | Cortina ou Visão | Cortina o Visión | – | – |
1959 | Encontro | Encuentro | Óleo sobre tela | National Galleries Passou pela Galeria Wendi Norris |
1959 | Lady Godiva | Lady Godiva | – | – |
1959 | O Minotauro | El Minotauro | – | – |
1959 | O Trovador | El Trovador | Óleo sobre masonite, 37 x 23 cm | Leiloado pela Sotheby’s |
1959 | Exploração das Fontes do Rio Orinoco | Exploración de las Fuentes del Río Orinoco | Óleo sobre tela, 45.7 x 40 cm | Leiloado pela Christie’s |
1959 | Locomoção Capilar | Locomoción Capilar | – | – |
1959 | Personagem | Personaje | – | – |
1959 | Peru de Natal | Guajalote Navideño | – | – |
1959 | Aprendiz de Icaro | Aprendiz de Ícaro | – | – |
1959 | Cavaleiro em Monociclo | Caballero en Monociclo | – | – |
1959 | O Signo de Cancer | El Signo de Cancer | – | – |
1959 | Microcosmo ou Determinismo | Microcosmo o Determinismo | Tempera sobre masonite, 94.5 x 89.5 cm | Leiloado pela Christie’s |
1959 | O Visitante | El Visitante | – | – |
1959 | Tire-os Daqui Porque Eu Estou Passando | Apartalos Que Voy de Paso | guache sobre cartolina, 51 x 38 cm | Museu de Arte Moderna Mexicano. Passou pela Galeria Wendi Norris |
1960 | Visita ao Cirurgião Plástico | Visita al Cirujano Plástico | Óleo sobre masonite, 71 x 35.5 cm. | Coleção particular. Leiloado pela Sotheby’s. |
1960 | A Mulher Libélula | La Mujer Libélula | Óleo e guache sobre masonite, 65 x 19 cm | – |
1960 | Para a torre | Hacia la Torre | Óleo sobre masonite, 123 x 100 cm. | Coleção particular. Leiloado pela Sotheby’s. |
1960 | Esquiador | Esquiador | Óleo sobre masonite, 44.4 x 32.7 cm. | Coleção particular. Leiloado pela Sotheby’s. |
1961 | Planta Insumisa | Planta Insumisa | Óleo sobre masonite, 84 x 62 cm | Leiloado pela Sotheby’s |
1961 | Astro Errante | Astro Errante | Óleo sobre masonite, 76 x 41 cm | Coleção particular. Leiloado pela Sotheby’s. |
1961 | O menino e a Mariposa | Niño y Mariposa | Óleo sobre tela, 53 x 32 cm | Coleção particular. Leiloado pela Christie’s |
1961 | A Fuga | La huida | – | Acervo do Museu de Arte Mexicano. Exposto na Galeria Wendi Norris |
1961 | A Chamada | La Lhamada | Óleo sobre masonite, 42 x 31 cm | National Museum of Women in Arts, Nova Iorque. |
1962 | Banqueiros em ação | Banqueros en acción | 60.96 × 69.85 cmoil on fiberboard | National Galery of Art de Nova Iorque |
1962 | O Melhor Piloto | El as del Volante | – | Acervo do Museu de Arte Mexicano. Exposto na Galery Wendi Norris |
1962 | Vampiros Vegetarianos | Vampiros Vegetarianos | Óleo sobre tela, 85.7 x 60.3 cm | Leiloado pela Christie’s |
1962 | O Caminho Árido | El camino árido | Resina sobre placa montada em masonite, 71.2 x 20.7 cm | Coleção particular. Leiloado pela Sotheby’s. |
1962 | Matando aula | L’école buissonnière (haciendo novillos ) | Óleo sobre masonite, 40 x 30 cm | Coleção particular. Leiloado pela Sotheby’s |
1963 | Natureza Morta Revirando | Naturaleza muerta resucitando | Óleo sobre tela, 110 x 79 cm | Exposto na Galeria Wendi Norris Acervo do Art Institute de Chicago. |
1963 | Os amantes | Los amantes | Óleo sobre placa sobreposta ao masonite, 75.8 x 30.5 cm | Leiloado pela Christie’s. |
Artigos Relacionados
Bibliografia online sobre Remedios Varo
Lista de obras de Leonora Carrington
Referências
- SEGURA PANTOJA, Karla Angelica. Le surréalisme déplacé Inventaire, établissement et étude des oeuvres des surréalistes exilés au Mexique Littérature française. Thèse de doctorat Université de Cergy-Pontoise / Paris Seine. 2018. Aqui. p. 380 ↩︎
- Nota da Galeria Wendy Norris sobre recentes aquisições de obras de Remedios Varo. ↩︎