O Mundo Poético (Le Monde Poetique no título original) foi um quadro pintado, em 1937, por René Magritte.
O Contexto da produção de O Mundo Poético de René Magritte
O quadro foi pintado por encomenda para o famoso colecionador e mecenas inglês Edward James. Segundo nota da casa de leilão Sotheby’s, James viu uma versão do quadro, feita em 1926, durante a exposição Pictures by Young Belgium Artists na London Gallery em 1937.
A exposição teve como curador E. L. T. Mesens, agente de René Magritte. James e Magritte então foram apresentados e iniciaram uma amizade. Essa não seria a única amizade que o inglês nutriria com pintor ligado ao Surrealismo. Anos mais tarde, Edward James se tornaria um dos maiores colecionadores e amigo íntimo de Leonora Carrington, quando os dois se encontraram no México.

René Magritte foi então convidado por Edward James a passar uma temporada em sua casa na Inglaterra. Durante os cinco meses de sua estadia, Magritte produziu mais obras para James como A Reprodução Proibida e Princípio do Prazer.
Entre as possíveis inspirações que René Magritte para O Mundo Poético, estão a prática surrealista dos Cadáveres Esquisitos e a uma série de quadros do próprio Magritte baseado na fragmentação do corpo humano e/ou supressão de um dos sentidos. Para David Sylvester, o pintor pode ainda ter se baseado, em maior ou menor medida, na obra do pintor Odilon Redon.
Localização de O Mundo Poético de René Magritte
O Mundo Poético foi recentemente leiloado pela Sotheby’s. Em novembro de 2023, ao lado de obras de pintores como Marc Chagall, Picasso, Miró e outros e foi arrematado por um pouco menos de 2 milhões de dólares.
Artigos Relacionados