Remedios Varo – O Ermitão

Quadro pintado por Remédios Varo no ano de 1955. Considerando o interesse pela pintora por diversas tradições esotéricas e místicas, acredita-se que a tela tenha sido baseada na carta de tarot de mesmo nome. O breve comentário de Remédios abaixo foi retirado de sua correspondência com seu irmão Rodrigo e reunidos na tese de doutorado Edith Bolio:

Visão completa do quadro Ermitão e destaque do personagem.

Esse é um ermitão. Já está fora do tempo e espaço comuns. Seu corpo é formado por dois triângulos que ao se cortarem, um com o vértice para cima e outro para baixo, formam uma estrela de seis pontas, símbolo do tempo e do espaço nos antigos ensinamentos esotéricos; dentro do peito, ele tem o Yin e o Yan[g], o símbolo mais bonito da unidade interior, na minha opinião, pois o símbolo já está rodeado de um circulo e se transformou na unidade. [1]

Imagem: Catálogo online.

Referências

[1] Comentário que Remedios Varo escreveu em carta explicando o quadro para seu irmão Rodrigo. Citado por BOLIO, Edith. “A veces escribo como si trazase un boceto” Los escritos de Remedios Varo. Tese de Doutorado. Tecnológico de Monterey. p. 155.

Veja também

Remédios Varo

Entrevista com Walter Gruen e Janet Kaplan sobre Remédios Varo

Bibliografia online sobre a vida e obra de Remédios Varo

Data: 1955
Origem: México
Autor: Remédios Varo
Dimensão: 91 cm x 40 cm
Material: Óleo e incrustação de madre pérola sobre masonite
Localização Atual: Coleção particular

Busque no portal urânia