Retrato do doutor Ignácio Chavez é um quadro de Remedios Varo feito em 1957.
Combinando uma serie de referências que vão desde o Cristianismo até a astrologia, Remedios Varo compôs um retrato que foge das convenções e expectativas desse gênero de pintura. Conforme a mesma explicou em carta para o irmão, o cardiologista é representado vestindo um hábito quase que monástico, o que aproxima a medicina do exercício da espiritualidade. A especialidade – cardiologia – tão pouco foi esquecida, pois o médico é visto dando corda no coração dos pacientes.
Uma forma inesperada, carinhosa, irreverente e profunda de traduzir o trabalho diário de tal profissional que foi também fundador do Instituto Nacional de Cardiologia do México – chamado informalmente de Instituto Chavez.1 O Retrato do Doutor Ignacio Chavez é um dos poucos que Remedios Varo fez por encomenda (o terceiro, na verdade) logo após alcançar uma fama estrondosa no México seguida de sua Exposição em 1955. Não sabemos como o doutor Chavez reagiu ao seu retrato. Sabemos, porém, que a artista não apreciava trabalhar como retratista e que logo deixou de aceitar tais trabalhos.2Abaixo você pode ler o comentário à obra feito por Remedios Varo ela mesma.

Esse é o quadro que pintei para o doutor Chávez. O personagem que está na gruta em forma de cristal é o próprio doutor – peguei seus traços mais característicos, mas não tratei de fazer um retrato. O vesti com uma roupagem meio sacerdotal para sugerir que sua profissão é talvez uma espécie de sacerdócio. Na mão ele tem uma chave. Os personagens que estão vindo por esse desfiladeiro tem uma portinha no lugar do coração, e conforme vão passando ele lhes da corda.
Esses personagens são muito irreais e parecem mais marionetes e se movem por meio de cordas que vem de rodinhas dos seus cotovelos e articulações até os astros da constelação de câncer. Segundo os antigos livros de fisiologia que consultei, essa constelação preside as infermidades e assuntos do coração.3
Além de suas próprias crenças, a postura de vida do doutor devem ter inclinado Remedios Varo a representa-lo como um homem de ciência meio monge, meio mitológico. Entre as reflexões do doutor estão
“O humanismo não é um luxo. Ele tem a ver com cultura, com entender as pessoas em suas aspirações e suas misérias; com uma avaliação do que é bom, do que é lindo, e do que é justo na vida; tem a ver também a ver com o estabelecimento das regras que governam nosso mundo interior; com uma vontade de nos aperfeiçoarmos que nos guia, conforme a fase de um filósofo, “de equalizar nossos pensamentos com nossa vida“4.
Remedios Varo foi fascinada pelo desenvolvimento cientifico desde pequena. Filha de um engenheiro, ela costumava copiar os projetos do pai do quando criança. Seu interesse pelo tema fica claro em quadros como Fenômeno de Leveza. No entanto, Remedios compreendia igualmente os limites e contradições implicados no trabalho do cientista, como pode-se ver em obras como Planta Insubmissa (1961) e Descoberta de um Geólogo Mutante (1961). Mais um exemplo de concordância entre artista e doutor cuja declaração “A ciência nos fortalece, mas não nos torna melhores” ecoa as convicções da pintora.
Localização de o Retrato de Ignácio Chavez
Retrato do Doutor Ignacio Chavez foi leiloado pela célebre casa Christie’s em fevereiro de 2023. No leilão que contemplou obras de artistas como René Magritte, Leonora Carrington, Paul Devaux, Yves Tanguy, Dorothea Tanning e outros, o quadro foi arrematado por impressionantes 3,882,000 de libras, um dos maiores valores da noite5.
Artigos Relacionados
Lista de obras de Remédios Varo
Referencias
- Ensaio sobre a obra escrito pela professora Ebby McEwen para o site da Christie’s. Aqui. ↩︎
- As Encomendas de Remedios Varo que você pode ler em nosso academia.edu . ↩︎
- Comentário que Remedios Varo escreveu em carta explicando o quadro para seu irmão Rodrigo. Citado por BOLIO, Edith. “A veces escribo como si trazase un boceto” Los escritos de Remedios Varo. Tese de Doutorado. Tecnológico de Monterey. 2008. p. 163. ↩︎
- Ensaio sobre a obra escrito pela professora Ebby McEwen para o site da Christie’s. Aqui. ↩︎
- Informação sobre os lotes do leilão no site da Christie’s. Aqui. ↩︎