Um Pássaro no Quarto de Kay Sage

Judith Suther, autora da biografia sobre Kay Sage “A House of Her Own – Kay Sage, Solitary Surrealist” consagra um artigo ao estudo de uma outra linguagem explorada pela pintora famosa por suas telas melancólicas de cores frias e figuras abstratas. Em suas mais de três décadas de carreira, Kay Sage se dedicou não apenas à pintura, mas também à produção de objetos – mistos entre quadro e escultura –  a poesia. Suther identifica como os poemas de Sage, assim como seus quadros, se relacionam estreitamente com as linhas do surrealismo mesmo se pensarmos que a americana foi mantida mais ou menos alijada do centro do grupo pelo líder André Breton. 

Um Pássaro no Quarto, 1955. Fonte: Cleveland Museum of Art.

No entanto, tanto sua poesia quanto sua pintura também eram fortemente moldadas pelas experiências e acontecimentos particulares de Sage e sua interpretação por vezes místicas ou espirituais dos mesmos. “Um Pássaro no Quarto” foi feita no mesmo ano em que o marido de Kay Sage, Yves Tanguy, morreu repentinamente, vítima de um derrame. O luto que a acometeu mudaria sua vida para sempre e não é um exagero dizer que Sage nunca viria a se recuperar da morte do marido.

Aparentemente, um pássaro havia entrado na casa do casal um dia antes do falecimento de Tanguy de modo que a tela se relaciona ao acontecido bem como a um presságio. Segundo uma superstição italiana, pássaros podem ser portadores de má notícias, ainda mais caso um deles entre dentro de casa. Kay Sage viveu grande parte de sua juventude e vida adulta na Itália, terra natal de seu primeiro marido, o príncipe Ranieri de São Faustino.1

Uma possível interpretação da tela é a da destruição do lar familiar. O céu sem sol, as vigas de madeira jazem expostas – como um esqueleto da construção – e pedras similares a concreto pendendo da estruturas, passam ao observador uma sensação de desolação, desamparo e derrota. 

Um pássaro no Quarto tem uma longa história de exibição. A tela passou pela galeria de Catherine Viviano e outras exposições. Atualmente ele se localiza no The Cleveland Museum of Art tendo sido legado pela própria Kay Sage.2 

Artigos Relacionados

A Passagem de Kay Sage

Amanhã é Nunca de Kay Sage

Referencias

  1. SUTHER, Judith D. The Poetry of Kay Sage and French Surrealism. Comparative Literature Studies. Vol. 23, n.3, (Fall 1986), pp. 234-249. Disponível no Jstor. p. 248. ↩︎
  2. Página oficial do quadro no site do Cleveland Museum. ↩︎
Data: 1955
Origem: Estados Unidos
Autor: Kay Sage
Dimensão: 99.1 x 81.3 cm
Material: Óleo sobre tela
Localização Atual: The Cleveland Museum of Art

Busque no portal urânia