Aqui estão algumas das publicações e textos disponíveis online gratuitamente – em português e inglês – para se entender melhor a vida e obra da artista Tarsila do Amaral.

Português
Artigos e comunicações de congressos
AVELINO, Yvone Dias et all. Arte Urbana e Reminiscências Rurais na Obra de Tarsila do Amaral. Proj. História, São Paulo, (19), nov. 1999. Aqui.
CARDOSO, Renata Gomes. A Negra de Tarsila do Amaral: criação, recepção e circulação.VIS Revista do programa de pós graduação em Arte da UnB, Vol. 15, n.2, dezembro de 2016, Brasilia. Aqui.
COELHO, Ednaldo Gonçalves. A busca da identidade nacional no modernismo brasileiro: das palavras de Mário de Andrade às pinceladas de Tarsila do Amaral. Dissertação de mestrado. Porto Velho. 2018. Aqui.
FERREIRA, Eucaris J. R. KEHLER, Gabriel dos Santos. Currículo e Emancipação: Ensaio Imagético a partir da Obra “Operários” de Tarsila do Amaral. II Seminário Internacional Imagens da Justiça, Curriculo e Educação Juridica. Aqui.
FLORES, M.B.R.; PETRY, M.B. Na caverna de Tarsila: sobrevivências do primitivo como presença do não colonial. MODOS. Revista de História da Arte. Campinas, v. 3, n.1, p.115-132, jan. 2019. Aqui.
MATOS, Júlia Silveira. As estruturas do cotidiano brasileiro na obra de Tarsila do Amaral. Historiae, Rio Grande. p. 85 – 102. 2010. Aqui.
MEDEIROS, Rodolfo. Tarsila do Amaral: análise de imagem da obra “A feira I”. Lumen et Virtus Revista interdisciplinar de cultura e imagem. Vol. XII. Nº 32. Setembro-Dezembro/2021. Aqui.
MEIRA, Silvia. A Negra de Tarsila do Amaral: escuta da condição da afrodescendente na formação do povo brasileiro. Anais do XXXVIII Congresso do CBHA. Florianopolis, 2018. Aqui.
PUGLIESE, Vera. A Negra, de Tarsila do Amaral, e os olhares na História da Arte no Brasil. III Encontro Nacional de Estudos da Imagem. 2011. Londrina. Paraná. Aqui.
RIBEIRO, Maria Izabel Branco. Tarsila: modernismo e moda nos anos 1920. NAVA. Vol. 1, n.1, julho/dezembro, 2015. Aqui.
SOUSA E SILVA, D. de O. (2015). Tarsila do Amaral: ensaio sobre “Brasilidade”. Revista Extraprensa, 8(2), 54-60. Aqui.
TEIXEIRA, Lucia. Tarsila do Amaral, Musa do Modernismo. Itinerários, Araraquara, 14: 43 – 57, 1999. Aqui.

Mestrado
LIMA, Marcela Martins de. Tarsila do Amaral – Retrato da Identidade Brasileira. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal. 2007. Aqui
Doutorados
LIM, So Ra. Da Imagem à Palavra: medo e ousadia em Hye Seok Rha, Tarsila do Amaral e Frida Kahlo. Tese de doutoramento. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. 2005. Aqui.
Trabalhos de Conclusão de Curso
ARVELOS, Larissa. O espaço social representado nas obras de Tarsila do Amaral (1886 – 1973): a constituição da modernidade no Brasil sob a ótica da Geografia. Monografia de conclusão de curso. Uberlândia. 2017. Aqui.
FERREIRA, Thaís dos Reis. A negra: Diálogos entre a obra de Tarsila e o feminismo negro. TCC de especialista em mídia, informação e cultura. ECA-USP. 2017. Aqui.
SOARES, Mayara Santos Carvalho. Os limites da Antropofagia: notas sobre a identidade nacional na arte. Trabalho de Conclusão de curso. Universidade Federal de São Paulo. Guarulhos. 2021. Aqui
Trabalhos sobre artistas que analisam a obra de Tarsila do Amaral dentre as de outros artistas
Artigos
ARAUJO, Natalia Aparecida Bisio de. O Diálogo entre a poesia e pintura nas obras de Blaise Cendrars e Tarsila do Amaral. Congresso internacional da ABRALIC – Circulação, Tramas e Sentidos. 2018. Aqui.
Dissertações
COELHO, Edinaldo Gonçalves. A busca da Identidade nacional no modernismo brasileiro: das palavras de Mario de Andrade às pinceladas de Tarsila do Amaral. Dissertação de Mestrado. Fundação Universidade Federal Rondônia. Porto Velho. 2018. Aqui.
Inglês
Artigos
GREET, Michelle. Devouring Surrealism: Tarsila do Amaral’s Abaporu, Papers of Surrealism, n.11, 2015, pp.1-39. Aqui.
Artigos Relacionados